Maloclusões
Maloclusão são os casos de posicionamento inadequado dos dentes e de suas bases ósseas. De forma mais simples, é quando os dentes estão desalinhados. As maloclusões são estudadas e tratadas pela Ortodontia.
O ideal é que os dentes superiores cubram ligeiramente os dentes inferiores, com o arco dentário superior sendo um pouco maior do que o inferior. Quando isso não acontece, temos uma maloclusão.
Tipos
-
Classe I: ocorre quando existe maloclusão, mas os molares da maxila e os molares da mandíbula estão alinhados. Ainda que haja algum apinhamento dentário ou outro problema com os dentes, os arcos dentários estão adequadamente alinhados.
-
Classe II: ocorre quando há um recuo dos molares da mandíbula em relação aos da maxila. Na classe II o arco dentário inferior do paciente está posicionado "para trás".
-
Classe III: ocorre quando há um avanço dos molares da mandíbula em relação aos da maxila. Dessa forma, o arco dentário inferior fica mais proeminente, ou seja, mais “para frente”, do que o superior.
A Classificação de Angle nos permite entender somente a classe de uma maloclusão. No entanto, existem muitas maloclusões diferentes, que podem se manifestar como diversos tipos de mordidas imperfeitas.
Apinhamento dentário
O apinhamento dentário acontece quando os dentes nascem “uns por cima dos outros”, diminuindo o espaço para o crescimento de outros dentes.
Sua origem se dá quando os arcos dentários não se desenvolveram do jeito certo. Nesse sentido, os dentes apinhados são maloclusões, mas não estão ligados a nenhuma classe específica. O paciente pode ter uma oclusão de Classe I, II ou III e também ter os dentes apinhados. Afinal, essa mordida imperfeita está conectada com o desenvolvimento da amplitude do arco e não com o seu alinhamento.
Mordida aberta
A mordida aberta se caracteriza pelos dentes do arco superior não conseguirem tocar nos dentes do arco inferior. É considerado um tipo comum de maloclusão. Assim, forma-se um espaço entre ambos arcos dentários.
Mordida cruzada
É um tipo de maloclusão que pode aparecer em todas as classes I, II ou III. Nas duas primeiras, ela assume a posição de mordida cruzada posterior. Já na Classe III, pode se apresentar como mordida cruzada anterior ou posterior.
Essa mordida se caracteriza quando os dentes da mandíbula do paciente ficam mais para fora do que os dentes da maxila. No caso da mordida cruzada posterior, são os dentes das laterais do rosto que ficam mais para fora, enquanto na mordida cruzada anterior, são os dentes da frente.
Sobremordida
A sobremordida também é conhecida por "mordida profunda", uma maloclusão de Classe I e II. Ocorre quando os dentes do arco superior da boca recobrem em excesso os dentes do arco inferior.
Nesse tipo de maloclusão, a maxila está apontada para fora e faz os dentes superiores ficarem mais protuberantes.
Diastemas
Os diastemas são caracterizados por dentes separados ou com espaço entre eles.
Apesar de serem completamente normais durante o desenvolvimento infantil, os diastemas também podem ser considerados maloclusões quando ocorrem durante a dentição permanente.
Tratamento
Existem muitas opções para corrigir as maloclusões. O tratamento é feito por cirurgião-dentista especialista em ortodontia.
Os aparelhos intra-orais fixos são opções tradicionais e podem ser metálico ou estéticos (transparentes).
Hoje em dia, temos o sistema de alinhadores removíveis (Invisalign), que são transparentes e trazem mais conforto ao paciente. Tanto um como o outro resolvem as maloclusões.
A Dra. Fabiana de Melo é Ortodontista trata maloclusões. Agende uma consulta para avaliar qual tipo de aparelho ortodôntico é melhor para você. Atendimentos em Porto Alegre/RS. Telefone (51) 99812-2528 (WhatsApp)

