Clareamento caseiro
A realização do clareamento dental em casa tem se tornado um tratamento popular, e tem apresentado excelentes resultados. Está indicado para qualquer pessoa que esteja com os dentes saudáveis e deseja ter um sorriso mais branco. É uma ótima alternativa para os pacientes que apresentam manchas superficiais e dentes mais sensíveis, já que a substância utilizada não apresenta uma concentração elevada.
Antes de iniciar o tratamento de clareamento, o dentista realiza um exame clínico e de imagem para certificar que não existem problemas bucais capazes de afetar o resultado do clareamento e a saúde dos dentes, como infiltrações e cáries.
O clareamento dental caseiro consiste em um tratamento feito em casa, mas é necessário seguir as recomendações do dentista. Sendo uma ótima opção para quem não tem tempo de ir em uma clínica odontológica com frequência e deseja um sorriso mais agradável.
Para conseguir um resultado satisfatório, o especialista tira o molde dos dentes para a fabricação de moldeiras e entrega um gel clareador para serem utilizadas dentro de casa.
Como funciona
No consultório, o dentista faz uma revisão da saúde dos dentes. Ao encontrar algum problema, como cáries, gengivite e presença de placa bacteriana, é recomendado realizar o tratamento, para após, fazer o clareamento.
Na primeira consulta, o dentista faz uma cópia da arcada superior e inferior do paciente com o uso de Alginato ou escaneamento intra oral para confeccionar as moldeiras. O especialista tira fotos da boca para acompanhar os resultados.
Na próxima consulta, as moldeiras e algumas seringas com gel clareador com peróxido de carbamida ou de hidrogênio são entregues para iniciar o tratamento em casa. O profissional passará todas as instruções a respeito da utilização do kit. O processo é tranquilo e é possível obter um resultado satisfatório.
Mesmo que o tratamento seja feito em casa, é primordial visitar regularmente o dentista para acompanhar a progressão do tratamento e para evitar maiores problemas, como a sensibilidade.
Cuidados durante o tratamento
Higiene bucal: a escovação e o uso do fio dental precisam ser mantidos após o tratamento. Para manter o resultado do clareamento, é preciso escovar os dentes após cada refeição. Pois, resíduos podem ficar acumulados na boca e a pigmentação de alguns alimentos podem escurecer os dentes.
Alimentos e bebidas com corantes: Antigamente existia um mito a respeito dos alimentos e bebidas com corantes durante o clareamento dental, entretanto, estudos já mostram que alimentos e bebidas com corantes como vinho, Coca-cola, chocolate, não influenciam o resultado final do clareamento.
Tabaco: o tabaco é um dos maiores vilões da saúde bucal e dos dentes bonitos. As toxinas presentes no cigarro deixam o esmalte mais escuro e podem provocar gengivite e câncer de boca.
Portanto, o clareamento dental caseiro é vantajoso para quem deseja deixar os dentes mais brancos e saudáveis. O resultado é mais demorado que o realizado no consultório odontológico. Independente da opção escolhida por você, é fundamental visitar o profissional regularmente para acompanhar os resultados e, assim, garantir um sorriso saudável.
A Dra. Fabiana de Melo oferece clareamento caseiro. Agende uma consulta para tirar as medidas da sua moldeira e entregar o gel clareador. Atendimentos em Porto Alegre/RS. Telefone (51) 99812-2528 (WhatsApp)

