top of page
Cárie

A cárie é uma lesão que pode causar manchas brancas, amarronzadas e até cavidades nos dentes. Ela surge quando a estrutura dentária sofre uma deterioração, a partir do momento em que as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver, e com o passar do tempo elas evoluem, o que atinge as camadas do dente pouco a pouco e acarreta problemas sérios para a saúde bucal. 

 

Causas

A cárie é causada pelas bactérias presentes na boca. Gradualmente, as bactérias presentes na boca vão “perfurando” o esmalte do dente, causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.

O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar (chocolate, bolos, doces, biscoitos) e a má higiene bucal também são fatores que causam cáries.

 

Tipos de Cárie

Existem três tipos de cárie: a coronária, a radicular e a recorrente.

 

A cárie coronária é o tipo mais frequente e acomete crianças e adultos. É caracterizada pelo acometimento da superfície de mastigação dos dentes, sendo mais superficial e considerado a mais fácil de tratar.

 

A cárie radicular tem maior ocorrência em adultos e idosos, estando associada com a retração das gengivas, deixando a raiz dos dentes mais exposta devido à progressão da idade. Dessa forma, a cárie radicular afeta diretamente a região da raiz dos dentes. Isso pode ser mais grave, tendo em vista que, diferentemente da coroa dental, a raiz não está revestida por esmalte e, assim, está mais suscetível à deterioração.

 

A cárie recorrente é associada ao aparecimento recorrente em uma mesma região. De modo geral, esse tipo afeta áreas de maior acúmulo de placa bacteriana, em áreas com restaurações. 

 

Diagnóstico

Somente um dentista poderá fazer o diagnóstico se há ou não a presença de cárie em um exame clínico e radiológico. 

 

Tratamento

O dentista é o único profissional capaz de tratar e fazer a remoção de cárie. O problema pode ser eliminado com somente uma sessão, ao restaurar o dente, se a cárie for superficial. No entanto, se houver cárie em muitos dentes o tratamento pode ser prolongado, com chance de ser necessário um tratamento canal ou até mesmo retirar o dente, precisando ser substituído por uma prótese ou implante.

Além disso, o tratamento para a cárie envolve a realização de uma limpeza para a descontaminação, que consiste na remoção das placas bacterianas presentes no dente. 

 

Prevenção

  • Escovar os dentes três vezes ao dia

  • Fazer o uso de fio dental e enxaguante bucal após a escovação

  • Preferir cremes dentais com flúor

  • Diminuir o consumo de alimentos cítricos e ácidos

  • Beber bastante água

  • Ir ao dentista a cada seis meses​​

Endereço

Rua Protásio Alves, 1022. Sala 401

Rio Branco – Porto Alegre/RS

Agende a consulta

Whatsapp (51) 99812-2528

  • Instagram

© Dra Fabiana de Melo • Cirurgiã-Dentista • Ortodontista • CRO/RS 20.516

bottom of page